.

Translate-Traducir-翻訳-Traduire-Tradurre-Übersetzen

Tradução- Translation - Traducción - 翻訳 - översättning -

Notícias Koinonia

Notícias Koinonia
Fique atualizado. Conheça novos talentos. Veja aqui eventos e o que anda acontecendo no meio gospel.

domingo, 13 de junho de 2010

Olhando para a eficiência e não para deficiência.

“Deus não olha com o olhar humano, não vê a deficiência, mas sim o coração, a intenção da pessoa, seja ela surda ou ouvinte. Ouvir os surdos é respeitar, aceitar, amar e valorizar sua língua.”  
Afirma Nilton Câmara
Por Verônica Rodrigues- koinonia-atos2.blogspot.com
                                                 

Nilton Câmara de Oliveira tem 28 anos e mora em Fortaleza. É um jovem cristão que ama a vida, organizado e procura dar o seu melhor em tudo o que faz; determinado desde pequeno, luta pelos seus sonhos e ideais, principalmente em prol dos outros. Desde a adolescência buscava meios para angariar fundos para alguma entidade filantrópica; arrecadava alimentos e produtos de higiene pessoal entre seus familiares e vizinhos e doava para asilos, lares de crianças carentes e órfãs, visitando sempre creches e hospitais. Seu trabalho com surdos teve início no ano de 1998 quando avistou um grupo de pessoas falando com as mãos em uma igreja evangélica, sendo tocado imediatamente em seu coração para esta obra. Mas nunca pensou que seria assim tão rápido. Aprendeu rapidamente os sinais e em apenas um mês já estava traduzindo canções em LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais. Assim, em pouco tempo a Comunidade Surda aprendera a lhe amar e a reconhecer o seu profissionalismo e dedicação como um intérprete ativo na sociedade em prol dos surdos e seus familiares.

KOINONIA: O que você pode dizer sobre o apoio de sua família no seu ministério?
NILTON CÂMARA: Hoje posso afirmar com toda certeza que a minha família tem um grande orgulho e gratidão a Deus pelo meu chamado e missão com os Surdos, mas o início foi bastante árduo e sofrido. Toda minha família era envolvida na área da administração, e optei trilhar por outro caminho: queria ser professor. E graças a minha insistência e determinação hoje sou um profissional reconhecido por todos.

KOINONIA: Qual é a sua visão de Reino  de Deus? Onde seu trabalho com os surdos se encaixa no Reino?
NILTON CÂMARA: O reino de Deus é grande e está em tudo; o menor gesto de amor que possamos fazer pode ser uma grande atitude no reino de Deus. Os surdos são criaturas de Deus e necessitam também do Seu amor e Sua salvação, carecendo assim, como nós ouvintes, da glória de Deus. Os surdos estão aqui nessa terra por um propósito de Deus, e enquanto “surdos” hão de demonstrar a glória do Pai, afinal, o nosso Senhor não vê com olhos humanos, com olhos que enfatizam apenas a deficiência. Deus é amor e Ele olha o interior, o coração dos surdos, dos ouvintes, dos cadeirantes, dos cegos, etc.

KOINONIA: Já encontrou alguém que duvidasse da veracidade do seu trabalho?
NILTON CÂMARA: Infelizmente, tanto no meio secular quanto no cristão somos bombardeados com críticas, acusações e julgamentos. Eu sempre tive uma única visão e um único foco: o de Deus. Se duvidam ou não, vou seguindo com a minha missão dada por Deus aqui na terra, não temos tempo a perder com julgamentos humanos; existem ainda muitos surdos que precisam ouvir a voz de Deus.
KOINONIA: O que você diria para aqueles que consideram seu trabalho nada mais que um ramo de negócios, ou autopromoção?
NILTON CÂMARA: Jesus foi o maior e melhor homem de negócios de toda a história, um grande sucesso. Como filho dele, sou herdeiro de tudo que Ele plantou e hoje posso colher. O genuíno cristão foi feito para vencer, deixar sua marca na sociedade e fazer a diferença na multidão. Deus tem aberto muitas portas para mim, nos mais diversos meios de comunicação, como, por exemplo, a televisão. Assim como Jesus, meu chamado não foi para dentro da igreja, entre quatro paredes, Ele quer mais e eu também. Quero ser boca de Deus para surdos e ouvintes de todas as nações. Fui escolhido para vencer !!!

KOINONIA: O que você tem aprendido ao longo desse tempo com os surdos, conte uma experiência inesquecível. O que tem acrescentado na sua vida pessoal esse trabalho?
NILTON CÂMARA: A principal lição é que Deus é amor. Trabalhos voluntários sempre fizeram e ainda fazem parte de minha vida; surdos que antes eram marginalizados, mas com a minha ajuda, hoje estão empregados, estudando, construíram famílias. Tenho vivenciado muitas histórias boas e outras não tão boas assim; já conheci surdos depressivos e que tentaram o suicídio por diversas vezes, os quais tive que acompanhar durante muito tempo, conversando, levando amor, a Palavra de Deus, alimentos, etc.;  lares que estavam destruídos e tive que ajudar na comunicação entre pais e filhos surdos, tentando uma reconciliação, uma harmonia no lar. Enfim, são tantas as histórias, em consultórios médicos, delegacias e em outras ocasiões nas quais sem a minha presença o cidadão surdo não teria voz e nem vez.

KOINONIA: Fale um pouco sobre o seu primeiro DVD:
NILTON CÂMARA: Eu sempre tive vontade de lançar um DVD com o meu nome, pois já havia participado de vários outros. Em 2007, Nilton lancei o Dvd “Nilton Câmara ao vivo”, com 10 louvores em LIBRAS gravado na nossa igreja, Comunidade Cristã Videira, com toda uma estrutura de palco, banda, som e iluminação, sendo mais uma vez, o pioneiro em gravações desse tipo em nosso país.

KOINONIA: Comente sobre esse novo trabalho, as perspectivas, visão, objetivos, como tem sido!
NILTON CÂMARA: Não poderei falar muito, pois será surpresa, mas posso adiantar algumas coisas para vocês. Este DVD nasceu no coração de Deus, há quase 12 anos que venho sonhando com este projeto, pois como falei anteriormente, já tenho outro DVD gravado, mas ao vivo, e também fiz algumas participações em outros projetos. Este novo trabalho trará muita novidade para a Comunidade Surda de todo o Brasil, e é claro, para ouvintes de um modo em geral que gostam e admiram o meu trabalho, que estão aprendendo a LIBRAS, ou já são intérpretes, pois se trata de um DVD temático com várias canções em formato de clipes em HD, todos traduzidos em língua de sinais, com participações especiais, bastante inclusivo, com a presença de cadeirantes, surdos, etc. Este trabalho está sendo desenvolvido com muito amor, unção e profissionalismo. Será um marco em meu ministério, assim eu creio, e inédito no nosso Estado e no Brasil também. E tenho certeza que o público vai amar, irá agradar do pequenino ao grandão, e que Deus a de abençoar muitas vidas. Aguardem !!! Em breve, avisarei a data de lançamento.

KOINONIA:  Com o avanço da tecnologia já é possível reverter o quadro de surdez, como você vê isso? É complicado para os surdos entrar nesse mundo de ouvintes? Quais suas queixas com a falta de respeito com os surdos? Onde mais vemos isso?  O que pode ser melhorado?
NILTON CÂMARA: Este é um assunto bastante delicado, principalmente por estar sendo divulgado em telejornais e novelas a possibilidade do surdo ouvir através do IC (Implante Coclear). São raros os surdos adeptos desta cirurgia, que não é tão fácil assim como todos pensam; os pais são os principais responsáveis e digamos torcedores de ver seu filho surdo voltar a ouvir. Faço aqui as palavras da Comunidade Surda: os surdos não são doentes, deficientes, incapazes, ou então, que nasceram com um defeito de fábrica, são apenas diferentes, e que precisam ser respeitados, valorizados, dando oportunidades iguais a dos ouvintes em todas as áreas, claro, com as devidas adaptações. A inclusão está latente em nosso meio, mas o que vemos e sentimos na realidade é uma verdadeira exclusão. Para mim, o pior é ver tal exclusão, discriminação dentro de nossas igrejas. Deus não olha com o olhar humano, não vê a deficiência, mas sim o coração, a intenção da pessoa, seja ela surda ou ouvinte. Ouvir os surdos é respeitar, aceitar, amar e valorizar sua língua.

KOINONIA: Deixe uma mensagem para ouvintes:
NILTON CÂMARA: Amem os diferentes, e não os rotulem como deficientes; a partir de nossa atitude de amor, seguindo o exemplo de Cristo Jesus, veremos que estas pessoas são eficientes e tem muito as nos ensinar.

KOINONIA: Deixe uma mensagem para surdos:
NILTON CÂMARA: Vocês são ferramentas poderosas nas mãos de Deus; muito o Senhor quer realizar através de suas vidas, não apenas para outros surdos, mas também, para uma nação inteira que carece da glória de Deus.

Para saber mais sobre o ministério de Nilton Câmara, acesse: www.niltoncamara.net
Contatos: (85) 9969.4059
contato@niltoncamara.net





DIVULGUE ESSA NOTÍCIA


5 comentários:

Unknown disse...

Vevé, obrigado pelo carinho. Parabéns !!! Deus te abençoe ricamente hoje e sempre. Paz, Nilton Câmara

Unknown disse...

Muito legal esse entrevista, adoreiiii e cada dia fico mais curiosa pra ver o DVD... rsrsrs =)

Koinonia disse...

Obrigada Pat. É tb estou ansiosa! Que Deus abençoe cada vez oNilton né?! E que esses DVD venha logo RsRs
Abração querida! =) Deus te abençoe!

Unknown disse...

Vevêee; quanto tempo!!! Seu blog tá lindo; de cara nova. Faz tempo num venho aqui.........
bjoo Princesa!!!

Koinonia disse...

Oi Josimeire,que bom que gostou! Obrigada pelo carinho de sempre! Fica ligada! Sempre coisinhas novas por aqui!
Deus te abençoe!
=)
Verônica